Voltar para Sobre nós

Histórico no Brasil

1975

A Schwitzer Inc. inicia suas atividades no Brasil, em São Paulo/SP, através da aquisição das instalações de um tradicional representante de nome Lacombe. Com a popularização do nome Lacombe decidiu-se utilizar o nome Lacom-Schwitzer para a unidade no Brasil, produzindo turbos para motores a diesel de veículos comerciais.

Década de 80

Inaugura-se a fábrica em Campinas/SP, e com o lançamento dos primeiros turbocompressores das séries “S” e volta a utilizar apenas a marca Schwitzer no Brasil.

Década de 90

A BorgWarner adquire a KKK na Alemanha.
Fundada em 1998 a 3K-Warner Brasil, a partir da compra da KKK globalmente.
A BorgWarner Inc. adquire a Schwitzer Company mundialmente, em 1999, e a Schwitzer no Brasil se une à 3K-Warner para formar a BorgWarner Brasil Ltda.
Ainda em 1999, a BorgWarner Inc. adquire a divisão Fluid Power da Eaton. No Brasil, a fábrica de ventiladores e embreagens para motores diesel da Eaton em São José dos Campos se transforma em BorgWarner e é transferida para Campinas em 2003.

Anos 2000

A BorgWarner torna-se fornecedora oficial de turbos dos caminhões da Fórmula Truck, onde os turbos eram submetidos a condições extremas de trabalho nas competições no Brasil e em alguns países da América do Sul.
A linha remanufatura no Brasil, existente desde 1987, é modernizada em 2001.
Em 2003 foi o início do fornecimento de componentes e conjunto central para outras unidades da BorgWarner mundo.
A produção de turbo com tecnologia R2S (duplo estagio), para exportação para um cliente nos Estados Unidos, tem início em 2004.
Ainda neste ano a BorgWarner amplia a linha de produtos para aplicações a todos os motores diesel em atividades no Brasil.
Unindo os melhores conceitos da linha “S” e “K”, em 2007, inicia-se a produção de turbo da série “B” com o fornecimento para a Daimler EUA.
A BorgWarner equipa o primeiro veículo do Mercosul com motor biturbo, a pick-up VW Amarok, com um turbo com a tecnologia R2S, em 2010.
Em 2013 inauguram-se as novas instalações em Itatiba-SP.
A Morse System chega ao Brasil em 2014.
Ainda em 2014, Itatiba conquista a Cerificação Leed, sendo a primeira autopeças no Brasil com certificação  de construção sustentável.
O centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil, o Tech Center, é inaugurado em 2015.
Em Itatiba, é fabricado no Brasil o primeiro turbo para carros de passeio com motores flex ainda no ano de 2015.
Pela 4ª vez a fábrica brasileira completa 1 milhão de horas sem acidente, em 2016.
Em 2017, conquista o recorde de produção da linha embreagens e ventiladores da Thermal com 1000 peças montadas em um único turno.
E em 2018 conquista a marca de 5 milhões de turbo produzidos no Brasil.

Overlay Title

close