BorgWarner Comemora 10 Anos da Fábrica de Itatiba (SP) e se Consolida a Principal Fabricante de Turbocompressor da América do Sul

  • Unidade tem como foco a produção de tecnologias para descarbonização do setor de transportes
  • A fábrica de Itatiba é a principal fabricante de turboalimentação flex na América Latina
  • A linha de remanufatura da BorgWarner Itatiba contribuiu para evitar desperdício de toneladas de metais no meio ambiente

Itatiba, São Paulo, 20 de Abril de 2023 – A BorgWarner, líder global no fornecimento de produtos e soluções de mobilidade inovadoras e sustentáveis para o mercado de veículos, comemora, neste mês, o aniversário de 10 anos de suas instalações em Itatiba, no interior de São Paulo. O complexo, que conta com 20 mil m² de área construída, tem como principal foco a produção de tecnologias que auxiliem na descarbonização do setor de transportes, como turbocompressores, sistemas de sincronismo do motor, ventiladores e embreagens viscosas para automóveis, caminhões, veículos agrícolas e de construção.

A BorgWarner Itatiba considera suas raízes desde 1975, quando cerca de 25 colaboradores produziam turbocompressores para caminhões comerciais em Campinas (SP). A fábrica se tornou BorgWarner em 1999. Como a produção e as linhas de produtos se expandiram, a empresa construiu uma nova planta em Itatiba, em 2013.  Nas instalações incluiu áreas administrativas e de produção com a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), bem como um novo centro de engenharia, o Tech Center.

Desde então, a BorgWarner vem reforçando seu papel como fornecedora de componentes originais com produção local que atende tanto as principais montadoras quanto os mercados de reposição, doméstico e de exportação. Dentre os marcos mais importantes dessa trajetória, a empresa forneceu o primeiro Turbo Flex para motores de três cilindros fabricado no Brasil. O componente, da série B01, nasceu com o propósito de melhorar o desempenho do veículo, aumentar a economia de combustível e reduzir as emissões. O produto estreou, à época, no extinto Volkswagen Up!, e hoje equipa os modelos Polo TSI, Nivus, Virtus e T-Cross 200TSI. Mais recentemente, a BorgWarner passou a equipar com turbocompressor flex também outros veículos Stellantis dotados motores 1.3 de quatro cilindros, como o Jeep Compass, Jeep Renegade,  Fiat Toro, Fiat Pulse e Fiat Fastback.

"Celebrar os 10 anos da BorgWarner Itatiba é celebrar grandes conquistas de uma das melhores plantas da BorgWarner. Isso tudo é resultado de um conjunto de ações, decisões e reconhecimento do mercado. Entretanto, a base de tudo isso vem do comprometimento de todos os colaboradores que fazem e fizeram parte dessa história. Nosso objetivo é estar à frente do mercado e, para isso, investimos fortemente em qualidade ao longo da última década", comemora Wilson Lentini, diretor Geral da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo Systems no Brasil.

A unidade passou a produzir localmente no último ano a tecnologia ball bearing, que é um sistema de rolamentos no turbocompressor que melhora ainda mais o consumo de combustível, dirigibilidade e durabilidade do turbo.

A fábrica da BorgWarner, em Itatiba, que já ultrapassou os 5 milhões de turbocompressores produzidos no Brasil em 2018, aumentou 16,5% sua produção desses componentes para atender o mercado brasileiro e 20% para o mercado de exportação. E ampliou a produção de turbos e embreagens em 15% para o mercado de reposição em 2022.

“Nossa unidade utiliza processos de fabricação enxutos e em larga escala de soluções globais visando atender a ótima aceitação da solução de turboalimentação para reduzir consumo e emissões. Explicando o salto de 11% em 2016 para 46% das vendas de veículos leves com motores turbos no país em 2022. E há uma tendência de crescimento dessa proporção, em que pelo menos metade dos veículos leves vendidos no Brasil em 2030 deverão ter motores turbo flex, à combustão ou híbridos. Por isso, nosso compromisso em fornece uma variedade de tecnologias avançadas para uma ampla gama de clientes”, completa Lentini.

TECNOLOGIAS COM FOCO NO MEIO AMBIENTE

"Esses 10 anos de história evidenciam a importância de nossas linhas de produção no país, cujo compromisso é desenvolver e produzir soluções de tecnologia limpa e eficiente para veículos a combustão, híbridos e elétricos", enfatiza Lentini em menção a preocupação da empresa com o meio ambiente. Prova disso é a intensificação das metas ambientais e o estímulo a ações e programas sustentáveis empregados pela BorgWarner.

Como parte das estratégias de sustentabilidade, todas as fábricas da empresa realizam atividades que engajam funcionários e comunidade a ações que resultem na redução dos impactos ambientais. Outra ação fundamental para a preservação do meio ambiente é a diminuição na emissão de carbono. Esse volume caiu 17% entre 2015 e 2021. A meta atual é de, até 2030, reduzir mais 50%, caminhando para a neutralidade de carbono em 2035. Além disso, na fábrica de Itatiba, a arquitetura verde do prédio permite melhor aproveitamento da luz natural, reduzindo o consumo energético.

A BorgWarner Itatiba é umas das unidades globais a ter uma linha dedicada de remanufatura de seus turbocompressores para o mercado de reposição, e seu trabalho contribuiu para evitar o desperdício das mais de 24.000 toneladas métricas de alumínio, aço e ferro fundido no meio ambiente em 2021 globalmente. 

Photo

Aerial shot of Itatiba facility in Brazil

Downloads

Overlay Title

close